Instalando programas no Linux

  Olá a todos! Neste artigo estarei abordando como realizar a instalação de aplicativos no Linux. Existem várias distribuições no mercado hoje, porém elas são baseadas basicamente em três; derivadas do Debian, derivadas do RedHat e derivadas do Slackware.
            Aqui mostrarei como realizar a instalação nas distribuições derivadas do Debian e RedHat, pois são as mais fáceis de serem utilizadas. Bem, nelas existem um sistema de gestão de pacotes de software, as derivadas do Debian, APT-GET, do RedHat, YUM. O processo de instalação de um aplicativo, tanto utilizando o APT-GET como YUM é o mesmo.
            Vamos a um exemplo, iremos instalar o programa MSN, um mensageiro para o Windows Live Messenger, como é mostrado na figura abaixo o processo de instalação é simples. Reparem que para execução deste comando é necessário ser root.


Um comentário:

  1. Olá Bruno. Eu sou o Alcino e quero parabeniza-lo pelo trabalho. Sou novo no Linux, mas com intensão de ser usuário firme. Já estou com bom conhecimento na area, porem lendo seu artigo sobre instalação de programas no Linux, tentei instalar o NETSCAPE, com terminação tar.gz e não consigo. Eu entro no terminal e vou até a pasta onde descompactei o programa e dou o comando ./configure, e não acontece nada. Informa que não encontrou o arquivo ou diretorio. Será que estou indo ao diretorio de forma errada? Tem como me ajudar?
    Abraços.
    ALCINO NICOLAU DA SILVA
    alcinonicolau@gmail.com

    ResponderExcluir