1 - Pré-Instalação
Antes de instalar o servidor é necessário que antes tenha instalado os seguintes programas: Microsoft Framework .NET 3.5 e IIS.
2 - Instalação
O processo de instalação do CruiseControl.NET é simples. Primeiramente teremos que realizar o download da última versão (no caso 1.6) no site http://confluence.public.thoughtworks.org/. Após o download execute o instalador, utilizando o protocolo NNF (Next, Next, Finish) você conseguirá instalar o CruiseControl.NET. Só fanzendo uma observação, atente para as opções "Install CC.Net server as Windows service" e "Create virtual directory in IIS for Web Dashboard", estas opções devem estar marcadas e, com isso o servidor será executado como um serviço do Windows e será criado automaticamente um diretório virtual no IIS.
3 - Instalação do CCTray
O CCTray é um aplicativo que vem junto ao servidor, ele é uma versão client do CruiseControl.NET, com ele cada envolvido na equipe de desenvolvimento é avisado quando a integração falha. Existem outras formas de fazer este aviso, porém o CCTray é a maneira mais ágil.
Após a instalação do servidor, você pode acessa-lo e, localizado na parte superior-direita encontra-se o link para o download do CCTray. A instalação dele é bem simples, mais a frente estarei explicando como realizar a configuração.
4 - Criando um projeto
Na pasta onde foi instalado o CruiseControl.NET existe um diretório chamado server, dentro dele vamos abrir o arquivo ccnet.xml.config, nele é onde será feito toda a configuração do projeto.
Toda a configuração é feita neste arquivo XML, então para criarmos um novo projeto é só inserir a seguinte tag:
5 - Adicionando um projeto no CCTray
Agora com o projeto criado, podemos adicioná-lo ao CCTray, para isso vá File\Settings. Na aba Build Project, clique no botão Add e, em seguida em Add Server. Na tela a seguir coloca-se o caminho do endereço do servidor e em seguida Ok. Em Available Projects selecione o projeto desejado e clique em Ok. Pronto o CCTray já está configurado com o projeto.
Por enquanto é isso. No próximo artigo explicarei como criar as configurações para o projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário